Novidades

Como conseguir um Financiamento Estudantil

O Governo Federal disponibiliza diversos programas de incentivo à educação, por meio de financiamentos estudantis. São várias vagas em instituições de ensino técnico e superior que utilizam, principalmente, a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de seleção. Conheça alguns desses programas.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica)

O Sisutec seleciona estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. O processo seletivo é feito por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As vagas são oferecidas por instituições de Educação Superior, Escolas Técnicas particulares, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Escolas Técnicas vinculadas a Universidades Federais, Colégios Estaduais e Municipais e Entidades como SENAC e SENAI.

ProUni (Programa Universidade para Todos)

O Prouni é uma iniciativa do governo federal que funciona por meio da distribuição de bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em faculdades particulares de todo o Brasil. O processo de seleção acontece nos dois semestres de cada ano.

FIES

O FIES é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo financiar até 100% da graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. O financiamento do FIES permite que o estudante comece a pagar as prestações do financiamento a partir do 18° mês após a conclusão do curso.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Inscrições e vagas dos programas para 2016

As inscrições para o Sisutec 2016 ainda não estão abertas e os cursos que serão oferecidos também ainda não foram divulgados. Podem se inscrever no Sisutec 2016 alunos que já concluíram o Ensino Médio e fizeram o Enem no ano anterior sem ter zerado na redação. Mais informações sobre o programa acesse o site http://sisutec.mec.gov.br/

Para se inscrever no ProUni 2016 é importante se atentar as datas de inscrições que geralmente ocorrem em dois períodos do ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo. As inscrições só podem ser feitas com exclusividade pelo site do Prouni no link http://siteprouni.mec.gov.br/. No momento da inscrição o candidato deverá informar o número de inscrição do Enem 2015 e a senha para ter acesso às informações e fazer a inscrição. O numero de edições anteriores não será permitido para se inscrever.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

FIES – Quem pode participar

Para o financiamento do FIES em 2016, o governo federal estipulou novas regras. Todos os estudantes que quiserem participar do programa terão que ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois a seleção também é feita de acordo com os resultados do Enem, só os estudantes que alcançarem nota mínima de 450 pontos em cada uma das provas do exame, sem zerar na redação podem tentar o financiamento.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Fies como datas, consulta das instituições de ensino participantes e cronogramas importantes do programa, acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*