Novidades

Utensílios de cozinha que fazem a diferença

Quem gosta de cozinhar sabe que nem sempre a ideia de ter uma cozinha com os itens comuns é suficiente. Ok, os utensílios de uma cozinha comum costumam dar conta do recado pelo menos na maior parte do tempo, mas quem realmente gosta de se aventurar em preparar novas receitas e novos sabores sabe que, as vezes, é preciso de um upgrade. Ou seja: tem a consciência de que ter os utensílios certos pode fazer a diferença no resultado final. Claro, tudo isso depende das necessidades que você tem em sua cozinha.

Nem sempre o que um chef consideraria fundamental faria diferença para uma pessoa comum. Mas claro que isso deve ser avaliado de acordo com seus planos e receitas preferidas. Além de boas panelas para cozinhar, um bom cozinheiro deve saber quais são os utensílios capazes de fazer toda a diferença na cozinha! Vamos mostrar cada um deles, confira:

Espátulas de Silicone

Espátula-de-silicone-001

Foto: divulgação

As espátulas de silicone vieram para ficar, tanto que não é a toa que elas estão presentes nessa lista: são ótimas para mexer e misturar os alimentos, suportam temperaturas bem altas, são fáceis de higienizar, não riscam, não riscam nem fazem barulhos altos ao raspar as panelas e, o melhor de tudo, tem um excelente aproveitamento na hora de raspar potes, bordas de bowls e tigelas e também as panelas.

É interessante ter espátulas de tamanhos variados e também com cabos feitos de diferentes materiais – madeira, inox e acrílico. O conselho dos tamanhos diferentes se justificam já que não faltam recipientes e panelas em uma cozinha, e cada um deles pode ser o mais apropriado de acordo com as dimensões. Já no caso do cabo é preciso levar em consideração alguns fatores: as espátulas com cabo de acrílico são as mais leves e mais firmes para segurar, mas não são boas para massas pesadas e podem quebrar; aquelas com cabo de inox oferecem mais firmeza e são boas para lidar com massas pesadas, mas podem queimar as mãos se estiverem em contato com alimentos quentes; o cabo de madeira é versátil, porém não é a opção mais higiênica e precisam de cuidados especiais na hora de lavar.


Fouets ou batedores

Fouets-001

Foto: divulgação

Velho conhecido da cozinha, os fouets são fundamentais no preparo de receitas com o uso de cremes, coberturas, merengues, chantilly, claras em neve e vários outros. A verdade é que ela garante a leveza, de forma que até mesmo no preparo de receitas simples o uso do fouet correto faz a diferença. Os fouets – ou batedores – podem ser de silicone ou de inox, sendo que são mais conhecidos nessa última forma. Cada uma tem suas vantagens e é bom levar isso em consideração na hora da compra: enquanto os de inox são mais resistentes, os de silicone não riscam as panelas ou recipientes antiaderentes.

Também é interessante pensar no número de fios que tem o utensílios: quanto mais fios ele tiver, maior leveza e volume para sua receita, sendo a escolha mais adequada no preparo de receitas leves. Já as mais grossas e cremosas precisam de fouet com menos fios uma vez que o excesso de fios atrapalhará na hora da mistura. Assim como as espátulas, vale a pena contar com fouets de diferentes tamanhos, já que você provavelmente terá que lidar com diferentes recipientes e medidas de receitas.


Facas

Facas-de-cozinha-001

Foto: divulgação

As facas definitivamente são fundamentais em qualquer cozinha que se preze, mas se você gosta de cozinhar deve saber que existem vários tipos de faca, sendo que cada uma delas é mais apropriada a um tipo de corte e de alimentos. Ou seja, ela é a base para o preparo de grande parte das receitas desejadas. A extensão da mão do chef, seja ele um profissional ou de fim de semana.

Na prática, você pode adquirí-las em um kit, o que torna a situação mais prática. Mas caso prefira contar com uma só, é preciso contar com algumas dicas: é indicado que ela tenha um tamanho que varie entre 8 e 12 polegadas e que seja feita de aço inoxidável. E nem preciso dizer que elas devem ser amoladas com regularidade, não é mesmo?

Tábua de corte

tabua-de-corte-001

Foto: divulgação

Assim como as facas, as tábuas de corte também são fundamentais, afinal cortar os alimentos na pia ou no balcão está longe de ser uma solução higiênica. Falando em higiene, a tábua mais indicada é aquela feita de polipropileno, pois os riscos de contaminação são menores que com as tábuas de corte feitas de madeira. Claro, você precisa manter a higiene das de polipropileno do mesmo modo, mas você notará a diferença entre elas bem rápido.

Também é interessante ter duas tábuas ou mais, separando-as de acordo com o tipo de alimento pretendido. Uma para as carnes, outra para legumes, outra para frios e assim vai. Isso também é uma questão de higiene, ajudando a evitar o cruzamento de bactérias. Parece trabalhoso, mas a longo prazo é uma precaução importante.


Medidores

Medidores-001

Foto: divulgação

É super normal ficar confusa com as medidas na hora de ler e preparar receitas. Uma vez que não existe um tamanho padrão para copos, xícaras e talheres do dia-a-dia, o melhor a fazer é ter medidores em casa. E claro, existem vários conjuntos para ajudar a dar conta da tarefa. Assim você nunca mais vai errar as medidas das suas receitas preferidas. Afinal nem todo mundo tem aquele dom de olhar para o copo ou xícara e acertar as medidas sem precisar de auxílio.


Balança digital

balança-digital-001

Foto: divulgação

Dependendo do tipo de receita que você está preparando, é fundamental que todas as medidas sejam seguidas a risca, portanto além dos medidores que mencionamos acima, as balanças digitais não só podem como devem ter um lugar cativo em sua cozinha. Essa é uma realidade de quem trabalha com confeitaria, por exemplo, valendo tanto para a pesagem dos ingredientes como também de docinhos em si, quando estes devem ser preparados de maneira uniforme.


Peneiras

peneiras-001

Foto: divulgação

Sim! Fundamentais, mas isso não significa que qualquer peneira serve, afinal temos diversos elementos. Para os ingredientes secos, por exemplo, é importante que elas sejam grandes e de furinhos espaçados já que a ideia é apenas evitar os grumos e facilitar na hora de preparar a massa e a mistura. Já se a intenção for peneirar gemas, é melhor que a peneira seja pequena, fininha e com furinhos bem pequenos. Acredite, esse tipo de cuidado faz a diferença


Formas e Assadeiras

Formas-e-assadeiras-001

Foto: divulgação

Ter várias formas e assadeiras em sua cozinha está longe de ser um supérfluo, afinal elas são necessárias em seus diferentes tamanhos e formatos. Agora, se elas forem do tipo AirBake, melhor ainda já que ela deixa o cozimento mais homogêneo. Isso porque essa tecnologia conta com um colchão de ar localizado entre as duas lâminas de alumínio das assadeiras, mantenho assim a temperatura mais estável, evitando assim queimar os alimentos na parte de baixo.


Moedor de pimenta

moedor-de-pimenta-001

Foto: divulgação

Um moedor de pimenta é importante para quem quer garantir o melhor do sabor dos grãos. Isso porque se ela for moída na hora da preparação, ela fica mais saborosa e também tem mais aroma em comparação com aquelas vendidas já moídas.

Caso você esteja interessada na aquisição, vale lembrar que os moedores que possuem mecanismo de metal são os mais indicados devido a sua resistência, e todo mundo sabe que a durabilidade é um quesito importante para as compras.


Descascador de legumes

descascadores-001

Foto: divulgação

Parece frescura mas não é. Quem está com pressa em preparar uma receita sabe o quanto é chato ter de parar para descascar os alimentos, ainda mais se for com a faca. Essa pode ser uma tarefa chatíssima – seja para você ou para a vítima que será chamada para dar uma ajudinha – embora não seja das mais complicadas. E nesse caso o melhor modo de aproveitar o tempo e evitar o desperdício é justamente contando com descascadores em sua cozinha.


Batedeira planetária

batedeira-planetária

Foto: divulgação

A batedeira comum dá conta do recado na maior parte do tempo, mas caso você queira lidar com confeitaria, por exemplo, você vai sentir a diferença. As batedeiras portáteis e orbitais resolvem praticamente todas as receitas básicas, mas em uma massa de biscoito ela pode apresentar diferenças, assim como massas pesadas podem ser difíceis de bater devido a potência do eletrodoméstico, sem contar o tamanho do bowl, que não é lá essas coisas dependendo do tamanho da receita que você pretende preparar. Nesse caso, um bom investimento é a batedeira planetária.

Na prática, elas tem a mesma função das chamadas batedeiras orbitais, mas as planetárias trabalham com uma rotação órbita de movimentos simultâneos, o que faz as massas de pão, bolo e pizzas renderem mais e ficarem mais homogêneas. A parte chata é que os preços ainda são salgadinhos, mas com certeza valem a pena. Tudo vai depender da sua necessidade.


Mixer ou multiprocessador de alimentos

multiprocessador-001

Foto: divulgação

Outro item que não é frescura: se você tem intenção de preparar diversos pratos como cremes, sopas e purês, você conseguirá preparar todas essas receitas sem fazer muita sujeira. O preço pode não ser muito animador a primeira vista, mas se levar em conta a praticidade… ah, vale a pena.

Viu só? Boa parte desses utensílios tem um preço razoável, não sendo uma compra salgada capaz de fazer um rombo no orçamento. E claro, o que for mais caro deve ser avaliado de acordo com a necessidade, afinal nem todo mundo que gosta de cozinhar pode julgar necessário ter o descascador de legumes ou um multiprocesador, por exemplo. Tudo é uma questão de pesar os prós e os contras e descobrir se o investimento vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*